BRASILECONOMIA

Inflação e Economia em Foco no Governo Lula

Lula destaca preocupação com inflação. Em vídeo gravado na horta da Granja do Torto, o presidente Lula apontou o aquecimento da economia como um dos responsáveis pela alta dos preços. Ele prometeu diálogos com setores do comércio para buscar soluções e garantir alimentos mais acessíveis para a população. Rui Costa, ministro da Casa Civil, reforçou o monitoramento dos preços e cogitou a redução de alíquotas de importação como medida para conter a inflação. link de acesso.

  • Selic deve subir para 13,25% ao ano: O Comitê de Política Monetária (Copom) prepara-se para elevar a taxa Selic novamente nesta quarta-feira. A expectativa é de que chegue a 13,25% ao ano, considerando as pressões inflacionárias. Link de acesso.
  • Santander prevê piora na inflação: A instituição financeira alerta para uma deterioração da inflação nos próximos meses, sugerindo que deve exceder o teto de tolerância do Banco Central mais uma vez. Fatores como a depreciação do câmbio e atividade econômica aquecida são listados como responsáveis. Link de acesso.
  • Haddad nega novas medidas de contenção de gastos: Em meio a expectativas do mercado financeiro, o ministro da Fazenda afirma que não há novas propostas para limitar gastos públicos ou novidades na política fiscal. Link de acesso.

O governo Lula está sob pressão para equilibrar o aquecimento econômico e a inflação persistente. Com a taxa Selic em alta e medidas restritas de contenção de gastos, as decisões tomadas agora terão implicações profundas tanto para a economia do país quanto para a popularidade do governo. A movimentação precisa ser precisa para não afetar negativamente os mercados ou a confiança dos consumidores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *