JUSTIÇALAURO DE FREITAS

A CDL de Lauro de Freitas aplica calote em empresário e tem seu CNPJ protestado em cartório local

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lauro de Freitas, uma instituição que deveria ser sinônimo de apoio e representação do setor varejista, está envolvida em fatos que comprometem sua credibilidade e compromissos éticos. Conforme noticiado, a CDL não apenas falhou em honrar seus pagamentos com um fornecedor de serviços, mas também demonstrou uma postura questionável ao tentar postergar a dívida e, posteriormente, não cumprir o acordo firmado com a empresa em questão.

O caso se torna ainda mais grave quando lembramos que a CDL é responsável por oferecer serviços como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), que tem como função principal alertar sobre inadimplência e proteger empresas contra prejuízos financeiros. No entanto, ironicamente, a própria instituição se torna protagonista de uma prática oposta aos valores que prega, causando um paradoxo inaceitável.

Segundo relatos do empresário prejudicado, sua empresa prestou serviços à CDL por mais de dois anos e, mesmo após reiteradas cobranças, não recebeu os valores devidos. Mesmo em meio à crise financeira alegada pela CDL, o fornecedor manteve seus serviços por mais cinco meses, confiando em um compromisso institucional que nunca se concretizou. O acordo proposto pelo jurídico da CDL, de parcelamento em 19 meses, foi aceito e documentado legalmente, mas também foi descumprido. Como consequência, a CDL teve seu CNPJ protestado em cartório e, ao que tudo indica, deverá ser inscrita nos órgãos de proteção ao crédito que ela própria representa!

O problema não parece ser um fato isolado. Nossa reportagem apurou que a CDL de Lauro de Freitas já esteve envolvida em outros casos em um passado não muito distante, nos quais lojistas também foram lesados financeiramente e envolvia um tal “cartão fidelidade” (assunto para uma próxima reportagem). Isso levanta um questionamento importante: a CDL realmente representa os interesses do comércio, empresários ou empreendedores locais com seriedade e responsabilidade? Ou estará ela se tornando um problema em vez de uma solução?

A credibilidade de uma instituição como a CDL depende da transparência e do cumprimento dos seus deveres, especialmente quando se trata da ética empresarial. Como uma entidade pode exigir responsabilidade financeira de lojistas se não pratica aquilo que prega? Evidentemente não estamos generalizando a instituição que atua em nívem nacional, mas questionando a sua postura no âmbito local, o que pode estar relacionado à falta de compromisso de seus dirigentes, talvez!

O empresariado local precisa de uma entidade forte, íntegra e comprometida com o desenvolvimento econômico de Lauro de Freitas. A situação atual da CDL nos faz refletir se essa instituição está cumprindo seu papel ou apenas minando a confiança do setor comercial.

Deixe sua opinião nos comentários: você acredita que a CDL de Lauro de Freitas ainda representa com legitimidade o comércio local?

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