Giro de notícias: Tarifas nos EUA, leilões bilionários e mais
- Empresas dos EUA buscam isenção após tarifaço. O governo Trump concedeu isenção de tarifas para iPhones, levando outros setores a pedirem acordos para evitar aumento de custos na cadeia produtiva e repasse ao consumidor. Empresários pressionam pela ampliação das exceções em meio à tensão da guerra comercial. Leia mais
- China preparada para tarifas dos EUA. Autoridades e analistas destacam que Pequim não tem pressa em negociar com Washington, mantendo estímulos pontuais e buscando parceiros globais diante do aumento de barreiras por Trump. Link de acesso.
- Universidades acusam Trump de interferência. Mais de 100 instituições criticam ações do governo, após Harvard processar a Casa Branca por ameaças de cortes em financiamentos e intervenção política em critérios acadêmicos. Link de acesso.
- Sabesp e Aegea miram concessões de R$ 25 bi. As empresas avaliam participar de leilões que podem incorporar 211 cidades e ampliar serviços de água, esgoto e drenagem em São Paulo, dentro do programa estadual de privatizações. Link de acesso.
- Governo analisa novo leilão ferroviário. Ministério dos Transportes considera que licitar novamente a maior concessão ferroviária brasileira traria maior retorno para a União, após críticas a baixo uso e descumprimento de obrigações pela atual operadora. Link de acesso.
- Leilão de energia é prioridade para governo. Pressionado pelo setor, Ministério de Minas e Energia acelera debates para realizar ainda em 2025 a contratação de usinas de reserva e garantir estabilidade diante do crescimento das fontes eólica e solar. Link de acesso.
- Eletrobras realiza assembleia decisiva dia 29. Companhia e governo votam acordo para garantir maior influência da União no conselho, em pleito marcado por disputa entre chapas após a privatização da maior empresa de energia do país. Link de acesso.