LAURO DE FREITASPOLÊMICA

Climão: Vereador Tenóbio rebate prefeita Débora Régis e fala em possível rompimento com o governo

O que era para ser apenas um ato administrativo, com a assinatura da ordem de serviço do projeto “Banho de Luz” para a Estrada do Coco, se transformou em um palco de embates políticos públicos entre a prefeita Débora Régis (União) e o vereador mais votado nas últimas eleições, Tenóbio (PL).

Durante o evento, a prefeita fez um discurso inflamado em defesa da secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos (SESP/SEINFRA), Joselene Cardim, alvo recente de uma moção de repúdio quase aprovada na Câmara Municipal. Débora exaltou a atuação da gestora e criticou duramente a postura de alguns “vereadores”:

“Em quatro meses, o que eles não fizeram em 16 anos. […] É uma mulher retada, que muitos homens vão precisar comer muita feijoada e muito mocotó pra dar nessa mulher aqui. […] Peço aos políticos da cidade: tenham respeito às secretárias desse município.”

A fala da prefeita foi interpretada como uma crítica direta à atuação parlamentar e provocou uma reação imediata do vereador Tenóbio, que não poupou palavras ao responder, ainda no mesmo evento.

“Infelizmente, o secretariado tem dificuldade de receber vereador, tem dificuldade de responder. […] A gente conversa com a prefeita de maneira interna, pede que a coisa se resolva, e o que ouvimos é um discurso querendo transformar cobrança legítima em misoginia. […] Esse é o discurso da esquerda, do petismo, que a gente combateu nesta cidade.”

O vereador também fez duras críticas à relação entre os secretários e o legislativo, apontando descaso e falta de diálogo. Segundo ele, essa insatisfação é compartilhada por outros parlamentares, mas nem todos têm coragem de externar o desconforto. E foi além:

“Mesmo que eu rompa – e é muito possível que isso aconteça –, continuo acreditando que a gestão tem capacidade. Mas não aceitarei falta de respeito institucional.”

Rompimento à Vista?

Embora Tenóbio tenha ressaltado que ainda acredita na capacidade da prefeita, o tom de sua fala deixa claro que a relação política entre o vereador mais votado e o governo de Débora Régis está estremecida. A possibilidade de rompimento público, mencionada pelo próprio parlamentar, cria um clima de incerteza na base aliada.

O embate também revela um ponto sensível da gestão: a comunicação entre os poderes Executivo e Legislativo. Enquanto a prefeita reforça o tom combativo e defende sua equipe técnica, os vereadores cobram mais atenção e diálogo da administração.

A expectativa agora é se outros vereadores irão se posicionar, e como isso impactará o andamento de projetos na Câmara e o futuro político da base governista. Ainda que possa parecer um simples “ruído interno”, a oposição assiste de camarote a troca de farpas e o “fogo amigo” em apenas 100 dias de governo!

Deixe nos comentários a sua opinião. ” Que show da Xuxa é esse?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *