ALERTA: INMET emite aviso Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia em Lauro de Freitas
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de perigo para fortes chuvas em Lauro de Freitas e região metropolitana de Salvador nesta sexta-feira, 2 de maio, com início previsto às 9h. A previsão indica chuvas superiores a 60 mm por hora ou acumulados diários acima de 100 mm, o que representa grande risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas em áreas vulneráveis.
Diante da gravidade da previsão, a Defesa Civil de Lauro de Freitas reforça o pedido para que moradores evitem sair de casa sem necessidade, especialmente em regiões historicamente afetadas por alagamentos, como Itinga, Centro, Areia Branca, Jambeiro, Caji e Capelão.
A recomendação é para que a população:
- Evite transitar em áreas alagadas e não tente atravessar vias com correnteza;
- Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em caso de risco de inundação em sua residência;
- Não se abrigue debaixo de árvores durante tempestades com raios;
- Em caso de emergência, ligue imediatamente para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).
As equipes municipais seguem em regime de plantão para monitorar pontos críticos e realizar ações de mitigação. A prefeitura informa que canais estão sendo monitorados, e as bombas de drenagem estão em operação, mas ressalta que a intensidade das chuvas pode ultrapassar a capacidade de escoamento em algumas áreas.
11De acordo com a Defesa Civil, o 199 é fixo na base da superintendência e de forma inovadora, o órgão também atende através do WhatsApp (71) 3288-8628, das 8h às 17h. O atendimento virtual também é uma ação inclusiva, pois permite o acionamento da Defesa Civil por pessoas surdas.
A população deve acompanhar as atualizações pelos canais oficiais da Prefeitura de Lauro de Freitas e do INMET.
Este é um momento de atenção redobrada. A prevenção é a melhor forma de salvar vidas.