BAHIAELEIÇÕES 2026

João Leão sinaliza candidatura ao governo da Bahia e avalia gestão Jerônimo

Em entrevista recente ao agorametrooole.com.br, o deputado federal João Leão (Progressistas) deixou claro seu interesse em concorrer ao governo do estado caso ACM Neto opte por ser vice-presidente na chapa de Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). Leão afirmou que, atualmente, o grupo político ao qual pertence – que inclui ACM Neto, o senador Ângelo Coronel (PSD) e diversos prefeitos – tem o ex-prefeito de Salvador como candidato natural ao Palácio de Ondina. No entanto, se Neto for para a disputa nacional, ele assume o lugar: “Aí sobra a vaga, aí o Leão está aqui”.

Coalizão Progressistas e União Brasil

Leão destacou a força da aliança entre Progressistas e União Brasil, partidos que devem formar uma ampla frente na Bahia. Ele ressaltou que o grupo tem capilaridade em todo o estado e que ACM Neto, caso dispute o governo, terá grandes chances de vitória devido ao “desgaste de Lula e do governador Jerônimo Rodrigues (PT)”.

Críticas ao governo Jerônimo e promessas para a Bahia

O deputado não poupou críticas à atual gestão estadual, citando pesquisas que apontam 72% de rejeição a Jerônimo. Para Leão, o governador “falta link administrativo”, especialmente em áreas como educação e atração de investimentos. Ele lembrou que, quando foi secretário de Planejamento, deixou recursos garantidos para obras como a Ponte Salvador-Itaparica, mas atribuiu aos governos petistas a“falta de vontade política” para executá-las.

A “novela” da Ponte Salvador-Itaparica

Leão afirmou que a obra “não precisa de empréstimo”, pois há um grupo chinês interessado em financiá-la sob modelo de concessão. Ele criticou a demora dos governos Wagner, Rui Costa e Jerônimo, dizendo que, “em 20 anos, a ponte já estaria pronta” se houvesse empenho. Como exemplo, citou a Ponte da Barra, concluída em 11 meses durante sua gestão.

Mensagem de Feliz São João

Encerrando com clima junino, Leão brincou: “A melhor coisa do mundo é o forró”, e destacou a alegria do São João baiano, celebrado em todas as regiões do estado. “É festa, e nós que somos baianos gostamos do São João”, finalizou, sem esquecer de fazer uma provocação bem-humorada à esposa, Dona Teresa“Se aparecer uma menina bonita fantasiada… que Dona Teresa não me ouça!”.

Agora, a política baiana aguarda os próximos passos de ACM Neto para definir se João Leão entrará de fato na corrida pelo governo. Enquanto isso, o bloco oposicionista se articula para tentar encerrar 20 anos de gestões petistas no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *