GIRO DE NOTÍCIAS

Giro de notícias: Reforma administrativa, Pix elogiado por Krugman, juros do consignado e mais

  • Reforma administrativa prevê bônus de até 15º salário. Câmara dos Deputados apresentará projeto que vincula bônus para servidores, juízes e ministros ao desempenho, podendo superar o teto do funcionalismo e substituindo penduricalhos hoje existentes. O texto será apresentado em agosto e busca estimular produtividade e controlar gastos. Leia mais
  • Krugman destaca Pix como “futuro do dinheiro”. O Nobel de Economia aponta o Pix como exemplo mundial de inovação em pagamentos digitais, elogando sua eficiência, baixo custo e inclusão, mas prevê que interesses privados impedirão seu avanço nos EUA. Link de acesso.
  • Pix assusta bancos americanos e Trump. Krugman afirma que o setor financeiro dos EUA teme a concorrência de um sistema público eficiente como o Pix, já que os bancos americanos possuem influência e proteção política, dificultando adoção de modelo parecido. Link de acesso.
  • Haddad avalia balanço para definir teto dos juros. O ministro da Fazenda estuda os resultados do crédito consignado privado e análise do uso do FGTS como garantia antes de fixar teto de juros, diante do aumento dos custos após o lançamento do programa. Link de acesso.
  • Ataques a ônibus se multiplicam em São Paulo. Servidor confessa envolvimento em 17 ações criminosas, outros suspeitos foram presos, e autoridades intensificam investigações e patrulhamento após centenas de registros de depredação. Link de acesso.
  • Antissistema: eleitorado bolsonarista já foi petista. Pesquisa aponta que 1/3 dos apoiadores de Bolsonaro já votaram em Lula, evidenciando o perfil volátil do eleitor insatisfeito com o sistema político e econômico brasileiro. Link de acesso.
  • Debate sobre democracia seletiva brasileira. Artigo critica a política nacional de relativização dos valores democráticos por diferentes espectros ideológicos, destacando exemplos em Cuba, Venezuela, El Salvador e Hungria. Link de acesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *