Giro de notícias: Pressão sobre Rússia, controle policial nos EUA, e mais
- Trump impõe pressão a Putin em negociação. O presidente dos EUA alertou para “consequências muito severas” caso a Rússia não aceite um cessar-fogo imediato, afirmando não negociar territórios sem a Ucrânia e prometendo novas garantias de segurança. Macron e líderes europeus reforçam que apenas Kiev pode tratar de concessões territoriais. Leia mais
- Trump quer ampliar controle policial em Washington. O presidente busca prolongar a intervenção federal da polícia local por mais de 30 dias, ameaçando até declarar emergência nacional para impor a medida, visando ampliar seu modelo para outras cidades. Link de acesso.
- Números de sem-teto batem recorde nos EUA. A administração Trump endureceu a repressão, destacando políticas de remoção e criminalização, enquanto críticos apontam para falhas estruturais crescentes no acesso à moradia. Link de acesso.
- Nomeação no Departamento de Estatísticas do Trabalho gera críticas. Trump indicou E.J. Antoni, visto como partidário, para comandar a principal agência de dados de emprego do país após demissão após divulgação de relatório negativo. Link de acesso.
- Irã prendeu 21 mil em conflito com Israel. Segundo o governo iraniano, as detenções aconteceram durante o conflito de doze dias, e a repressão usou denúncias públicas e monitoramento digital. Link de acesso.
- ONG acusa manipulação dos EUA em relatório de direitos humanos. Organização Human Rights Watch afirma que o governo Trump omitiu abusos graves em países aliados como El Salvador, Israel e Hungria, minando a credibilidade do informe anual. Link de acesso.
- Teste de míssil nuclear russo no Ártico pressiona cúpula EUA-Rússia. Imagens indicam novos preparativos militares russos, que podem influenciar as dinâmicas das negociações entre Trump e Putin no Alasca. Link de acesso.