SALVADORSERVIÇOS

Com investimento de R$ 4,3 milhões, Prefeitura entrega Largo do Papagaio completamente requalificado

A Praça Ernesto Simões, popularmente chamada de Largo do Papagaio, localizada no bairro do Caminho de Areia, em Salvador, foi entregue nesta terça-feira (13) aos moradores, completamente requalificada. O espaço, que sofria com diversos problemas estruturais, passou por uma ampla reforma promovida pela Prefeitura de Salvador.

O local conta com mais de 12 mil metros quadrados e recebeu investimento superior a R$ 4,3 milhões. A nova praça foi projetada para atender públicos das mais diversas idades, com áreas de lazer, esporte, convivência e atividade física. Um dos destaques é a construção de um parque infantil amplo, com brinquedos que atendem crianças de diferentes faixas etárias, além de pessoas com deficiência (PCD).

Durante a entrega, o prefeito Bruno Reis afirmou que o projeto foi pensado a partir das demandas da própria comunidade, que foi ouvida antes da elaboração da proposta. Segundo ele, os moradores da Cidade Baixa mantêm forte relação com a região e seus espaços públicos, e a reforma da praça era um desejo antigo.

“Eu digo sempre que a Cidade Baixa tem um pouco das características de uma cidade do interior. Então, era um sonho muito esperado, a requalificação do Largo do Papagaio. Aqui, o conceito é voltado para a primeira infância, para as crianças. Ficou uma obra muito bonita, com equipamentos para todas as idades e para os mais diversos gostos”, comentou.

A nova praça também conta com academias ao ar livre e uma academia antiqueda, voltada para a terceira idade, equipada com escadas, rampas e corrimãos para atender pessoas mais velhas ou com dificuldades de locomoção. Há, ainda, duas quadras e nova iluminação. Além da infraestrutura de lazer e esporte, o local recebeu elementos visuais que fazem referência ao próprio nome, com esculturas e figuras de papagaios espalhadas pelo espaço.

De acordo com o gestor, a ideia foi criar um ambiente que estimulasse tanto o lazer quanto o cuidado com a saúde, além de dialogar com a identidade dos moradores. Ele espera que o local se torne um dos principais pontos de convivência da Cidade Baixa. “É uma praça que foi realmente pensada para a comunidade. A gente sabe que era um local que as pessoas queriam muito que fosse reformado, pelos problemas que acompanhamos aqui. E é isso: ouvir as pessoas. Quem sabe quais são as suas necessidades, o que é melhor para o seu dia a dia, são as pessoas que moram e vivem aqui. Sempre que a gente vai fazer uma grande obra como essa, a gente escuta a população”, disse.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Virgílio Daltro, afirmou que o projeto surgiu quando a gestão municipal buscava um espaço adequado para implantar o conceito da Primeira Infância. “Durante uma caminhada, identificamos o Largo do Papagaio, que já tinha ordem do prefeito para ser revitalizado. Um dos diferenciais da nova praça é o mobiliário urbano, desenvolvido a partir de um concurso internacional de design, realizado em parceria com a organização holandesa Urban95 e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Os modelos vencedores foram produzidos pela própria Desal e instalados no local. A praça tem mais de 12 mil metros quadrados e reúne o que existe de melhor na cidade”, explicou.

Social – Com a reforma do Largo do Papagaio, projetos sociais da região passaram a ocupar o espaço. Um deles é o projeto Transbordar, que oferece aulas de artes marciais para crianças e jovens da Cidade Baixa. Coordenado por Péricles Alcântara, o projeto atende atualmente cerca de 350 alunos, divididos em cinco turmas, por meio de aulas de jiu-jitsu. A iniciativa funcionava exclusivamente em uma igreja evangélica mas, agora, a praça também será palco das atividades.

“Com essa estrutura, vamos poder realizar aulas ao ar livre, trazendo as crianças e os jovens para esse ambiente que ficou lindo. O Largo do Papagaio agora vai reunir esporte, família e convivência. Isso ajuda a tirar a juventude das drogas e dá mais chance para a gente avançar. Antes era um breu, ninguém frequentava mais. Hoje está completamente diferente, irreconhecível”, comemorou.

Moradora do Bonfim, Cristiane Conceição de Carvalho levou a filha para a inauguração. Ela contou que, antes da intervenção da gestão municipal, o espaço estava degradado, com brinquedos quebrados e pouca segurança, o que afastava as famílias. “Hoje eu vejo uma mudança extraordinária, maravilhosa. Trouxe minha família para participar do evento e achei ótimo. A Prefeitura está de parabéns. Eu só espero que as pessoas tenham consciência de manter o lugar do jeito que está, porque eu nem gosto de lembrar como era antes”, afirmou.

Dois comerciantes que já atuavam na praça ganharam quiosques requalificados. Uma delas é a baiana de acarajé Marilene Oliveira, que recebeu as chaves do estabelecimento das mãos do prefeito. Há 18 anos atuando na área, ela acompanhou a transformação do local. A comerciante relatou que, antes da obra, a praça estava degradada, com mato alto, pouca iluminação e quase nenhum fluxo de pessoas: “Era tanto mato, tudo muito escuro. A gente ficava meses praticamente sem movimento. Agora está supermoderno, a iluminação está ótima e dá para trabalhar muito melhor”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *