Ex-ministro da Bolívia: ‘Governo Lula é ditatorial e semelhante ao chavismo’
A situação democrática no Brasil sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva levantou preocupações do ex-ministro da Defesa da Bolívia Carlos Sánchez Berzaín. Em publicação deste domingo, 23, no site argentino Infobae, o político analisou acusações de violações aos direitos humanos e à independência dos poderes públicos na gestão petista.
Conforme Berzaín, “estas alegações geram questionamentos sobre o comprometimento do Brasil com os princípios democráticos estabelecidos pela Carta Democrática Interamericana”.Play Video
“Sua política externa o identifica como um governo ditatorial, e suas ações internas apontam para o caminho em direção a um regime socialista do século 21, ou castrochavismo”, analisou o ex-ministro, que também é advogado.
Tal carta destaca a soberania popular, a proteção dos direitos fundamentais e a independência das instituições. Em seu histórico de governo, Lula estabeleceu relações com regimes autoritários, como Cuba, Venezuela e Nicarágua, e buscou parcerias com países como China e Irã.
Críticos veem essas ações como um possível alinhamento com o chamado “socialismo do século 21”. Este conceito tem associação, por exemplo, ao regime de Hugo Chávez e Nicolás Maduro, na Venezuela.
Sob Lula, democracia estaria em risco
