EDUCAÇÃOLAURO DE FREITAS

Oficina de culinária promove educação nutricional nas creches de Lauro de Freitas

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), está realizando o Projeto “Oficina de Culinária”, promovido pelo núcleo de nutrição. A atividade integra ações pedagógicas e nutricionais voltadas para crianças de 3 a 5 anos matriculadas nas creches da rede municipal. Na tarde desta segunda-feira (4/8), foi a vez da Creche Escola Social, localizada no bairro de Portão, receber a ação.

Durante a oficina, as crianças colocaram a mão na massa, aprendendo a preparar uma receita simples, colorida e nutritiva: a salada de frutas. De acordo com Brenda Alves, diretora do Departamento de Nutrição da SEMED, a iniciativa visa estimular a conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável. “Essa é uma ação inédita em nosso município. Estamos contemplando as 23 creches da rede, com o apoio de seis nutricionistas que coordenam os polos de atuação do município. Contamos com frutas frescas oriundas da agricultura familiar, que, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), abastecem nossas creches e escolas municipais”, destacou.

Esperançosa estava a pequena Maria Alice, de 5 anos, que participou pela primeira vez de uma atividade coletiva envolvendo alimentos. “Eu gosto de morango! Mas hoje vou comer todas as frutas, porque a professora disse que é saudável”, contou Alice.

A nutricionista Lívia Ribeiro explicou que, a partir dessa ação, muitas crianças que antes eram seletivas começaram a experimentar frutas que antes rejeitavam. “Sabemos do potencial das frutas na alimentação da primeira infância. Por isso, esse momento lúdico de cortar as frutas e ter contato manual com os alimentos estimula a coordenação motora e tem um significado muito especial”, ressaltou. Lívia também enfatizou que toda a rede municipal de creches oferece cinco refeições diárias às crianças, com frutas e verduras como base alimentar.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento integral das crianças, unindo educação, saúde e bem-estar. Esta primeira etapa do projeto será concluída nesta terça-feira (5/8), mas a equipe de nutrição já planeja novas oficinas em outras unidades escolares, fortalecendo o vínculo afetivo e consciente das crianças com os alimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *