Prefeita promove diálogo com sindicato de vendedores ambulantes
A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis, se reuniu nesta quinta-feira (7/8), com representantes da Associação de Vendedores Ambulantes em Ruas e Praças, Barracas de Chapa e Permissionários de Praia da Região Metropolitana de Salvador – Lauro de Freitas (ASFAERP-LFSA). O objetivo do encontro foi ouvir as demandas da categoria e discutir ações conjuntas para o ordenamento do comércio ambulante no município. A reunião aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), localizada na Praça João Thiago dos Santos, no Centro, e contou com a presença de secretários municipais de diversas pastas.
Para a prefeita, o momento é oportuno para construir, de forma participativa, soluções que atendam tanto aos trabalhadores ambulantes quanto às necessidades de organização da cidade. “A questão dos ambulantes é um problema social. Estamos aqui, junto com os secretários e a associação, para buscar uma solução. Então vem coisa boa para todos”, disse a chefe do Executivo.
De acordo com o secretário da SSPLF, Glauber Moraes, a reunião foi bem proveitosa. “Fizemos um alinhamento entre a associação e a gestão municipal para, a partir de agora, traçarmos estratégias conjuntas, como a criação de uma lei municipal que regulamente a atividade comercial dos ambulantes. Isso permitirá o ordenamento do uso do solo e garantirá segurança para quem trabalha nas ruas”, salientou.
Durante a reunião, o presidente da ASFAERP-LFSA, Marcos Cazuza, ressaltou que a reunião trouxe confiança à categoria. “O encontro foi muito importante, porque alguns ambulantes estavam se sentindo inseguros. Então, a partir de agora, com o posicionamento da prefeita, estamos com muita esperança de que as coisas agora vão acontecer de fato para aquilo que tanto almejamos, que vai dar dignidade a nós, através da lei orgânica do município”, disse.
Também participaram da reunião os secretários municipais do Meio Ambiente (SEMMA), Brígido Neto; do Desenvolvimento Econômico, Turismo, Inovação Tecnológica, Trabalho e Renda (SEMDET), Fausto Franco; de Planejamento, Desenvolvimento Urbano Sustentável e de Ordenamento do Uso do Solo (SEDUR), Paulo Meireles; o Procurador-Geral do Município (PGM), Jarbas Magalhães; e a Chefe de Gabinete, Fátima Barbosa.